Você já reparou como a chuva chama pragas? Pelo menos é o que parece, né? Basta passar a tempestade para que as baratas, mosquitos e outros insetos invadam a sua casa.
O motivo mais comum para a invasão das pragas tem a ver com os lugares onde elas vivem. Quando chove, muitos esconderijos simplesmente ficam inundados. E aí as criaturas, desalojadas, precisam encontrar um novo lar.
O problema é que essa morada perfeita pode ser a cozinha ou a garagem das residências. Afinal de contas, as casas humanas têm tudo de que os invasores necessitam para sobreviver: abrigo, alimento e água.
Ratazanas e baratas vivem tranquilamente nos esgotos, pois são lugares úmidos e com matéria orgânica que serve de alimento para eles. Porém, quando vêm as chuvas, as galerias ficam cheias d’água e começam a expulsar o conteúdo para fora. Com isso, essas pragas saem dos esgotos e vão procurar abrigo em um lugar mais seguro, no caso, a sua casa.
Da mesma forma que a chuva desaloja os ratos e baratas, ela ajuda na reprodução de outros insetos. Os mosquitos, por exemplo: eles precisam de água para seus ovos eclodirem, dando origem a larvas que se tornarão adultas em poucos dias.
Muitas vezes, os ovos desses seres estão espalhados pelo ambiente. Resistem meses a seco, apenas esperando a próxima garoa.
O acúmulo de água parada em calhas, latas de lixo e outras superfícies contribui para a proliferação do Aedes Aegypt, mosquito causador de doenças como dengue, zika, chikungunya e até febre amarela.